O Webdoc
Outubro de 2018.
O webdocumentário Igarapés: vida e resistência é um trabalho realizado pela turma do segundo período de Jornalismo da Faculdade Boas Novas (FBN), como resultado da disciplina Comunicação Visual, ministrada pela professora Msc. Carly Anny Barros, na qual três grupo da turma 2018/2 produziram três web doc’s experimentais que uniram-se para formar este produto.
O objetivo foi demonstrar possibilidades de uso de textos verbais e não-verbais aliadas aos recursos multimídia, a hipertextualidade e aos níveis de interatividade com o público, a fim de apresentar a circunstância atual de três Igarapés da cidade de Manaus-AM à comunidade e despertar, consequentemente, uma reflexão sobre a questões socioambientais e culturais da cidade. Para isso, foram evidenciadas, durante as narrativas, atitudes, desejos, histórias e recordações dos moradores locais, bem como atividades de limpeza e preservação nos braços de rio por voluntários.
Os vídeos presentes no webdocumentário podem serem assistidos na íntegra ou por blocos temáticos: 40, Glória e Tarumã. Aqui também é possível ter links com mais informações sobre o tema como pesquisas científicas e matérias jornalísticas. O produto foi feito na plataforma wix.com e os vídeos editados no Pinnacle Studio 14.
Personagem:
Frank (Reciclador, morador do Igarapé do 40)
Seu Bebé (Catráieiro do Igarapé da Glória)
Roberto (Antigo morador do Igarapé do 40)
Jadson (Criador do Grupo Remada, ativista do Igarapé do Tarumã)
Gildete (Artesã/ integrante do Grupo remada/ Tarumã)
Rosilda (Antiga moradora das margens do Igarapé do Tarumã)